Vamos com mais um texto do "Ônibus não é tudo igual", baseado no quadro de sucesso do canal no Youtube "Rotas do Brasil", e hoje vamos com mais um veículo diferentão (ou diferentão é só apelido), mas um verdadeiro clássico do transporte rodoviário: trata-se do Nielson Diplomata, que sofreu uma forte mutação e se transformou em um Jum Buss 380, chassi Volvo B10M, da Viação Nordeste. Sem mais delongas, vamos nos deliciar nessa história de um verdadeiro clássico.
O veículo do nosso "Ônibus Não é Tudo Igual" é o 9010 da Viação Nordeste, mas que teve outras matrículas, como 0196, 0800, 1110 e, até ser desligado da frota, 0910. Trata-se aqui de um Nielson Diplomata, com chassi Volvo B10M, entregue novo à operadora em 1989, e possuía diversos itens de conforto que não era comum à sua época, como ar-condicionado e também poltronas bem confortáveis, dignas de um ótimo semi-leito.
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Fonte: Nilson Ribeiro / Ônibus Brasil |
Em 1989, quando foi entregue à Nordeste, ele possuía a matrícula 0196, e de primeira já chamava atenção. Inicialmente, era fixo na linha Natal X Fortaleza, embora vez ou outra fazia Natal X Campina Grande ou até mesmo a longuíssima João Pessoa X Fortaleza. O tempo de viagem não era problema para os passageiros, já que poderiam ir bem confortavelmente e também havia um bom espaço entre as poltronas.
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As poltronas do 9010. Nota-se o bom espaço entre elas e o consequente conforto. Fonte: Oswaldo José Pereira Filho - Ônibus Brasil |
Logo após, o veículo passou por uma gigante reforma, teve a carroceria fortemente alterada, embora mantivesse o DNA do Nielson Diplomata 380. O 0196 "se transformaria" em um 0800: um Jum Buss 380, mas com a alma do Diplomata. Por dentro, nada seria alterado, mantendo assim a originalidade do clássico veículo, além do conforto. Após a reforma, ele passou a operar em diversas linhas longas da Nordeste, como João Pessoa X Fortaleza, a Natal X Fortaleza (e as 8 horas de viagem bem confortáveis), Natal X Mossoró, entre outras.
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Fonte: Leandro Souza - Ônibus Brasil |
Uma outra mudança recebida pelo 0800 seria o ar-condicionado, em que saiu da parte traseira do veículo e foi para o teto, como elemento a mais da mutação. Segundo às operadoras, o sistema de climatização, instalado no teto, consegue ser mais eficaz, já que a climatização consegue trabalhar melhor, além de facilitar mais a manutenção. Além disso, recebeu vidraçaria nova com película, o que deixou o veículo muito mais bonito.
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Veículo tinha a condição de conservação impecável. Fonte: Rodrigo Galvão - Ônibus Brasil |
Além disso, essas mudanças foram bem-vindas na questão operacional, afinal faltava peças de Diplomata no mercado, então transformar em um Jum Buss foi uma mão na roda grande, afinal.... 😀😀😁😉
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Fonte: Ivam Santos - Ônibus Brasil |
Logo após, recebeu a nova pintura e se transformou em 1110, e logo depois virou o 9010, até então ser desligado da frota no início de 2017, por motivações operacionais, após operar initerruptamente por 28 anos, de forma perfeita, com manutenção em dia e sem ocorrências indesejáveis. Afinal, foi um dos veículos que operou por mais tempo de forma ininterrupta em uma única operadora.
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Fonte: Danilo Vitorino - Ônibus Brasil |
Infelizmente, não há registros para onde esse veículo foi, mas apurando pelos comentários nas fotos desse veículo no Ônibus Brasil, ele não virou sucata 😃😊! Ele foi vendido, para outro proprietário, e espero que ele esteja sendo bem cuidado.
Atualmente, predomina na frota da Nordeste veículos como Marcopolo Paradiso G7 e vez ou outra, aparece algum Busscar Elegance, ou um Comil Campione, mas sem mutação em nenhum dos seus veículos.
Bem, é isso. Acaba aqui o nosso "Ônibus não é tudo igual", e espero que tenham gostado da história desse mutante da Nordeste, veículo esse que praticamente contou a história da operadora.
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