O Volare V6, lançado em 2005, inaugura uma nova era da Marcopolo quanto à linhagem de miniônibus de maior sucesso do Brasil. Para muitos proprietários, Volare é sinônimo de manutenção barata, pouco consumo de combustível e elevada eficiência, com múltiplas serventias, desde transporte de passageiros até cargas.
A nova linhagem de Volare inaugura a nova motorização - agora eletrônica - visando à maior redução de combustível e redução de poluentes, além de alguns modelos passarem a serem dotados de controles pneumáticos, muito mais eficientes, embora o V6 ainda mantivesse - não por muito tempo - controles hidráulicos para aplicações de carga, como porta e freios. Um pouco mais ineficaz, mas sem comprometer a segurança dos passageiros.Foto: Heitor Bezerra |
Um desses majestosos veículos pertence a Jairo para aplicação escolar. Adqurido em meados de 2005, ele veio para reforçar a frota do transporte de estudantes, todos adolescentes e residentes em Parnamirim, de diversas escolas natalenses. A busca ocorreu na própria fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul e dirigida pelo próprio. Um sucesso para estudantes de imediato, apesar da ausência do ar condicionado, que seria instalado quatro anos mais tarde. Ele tem o prefixo 303 e sem dúvidas, é um veículo excelente. No ato da compra e cadastro com a STTU, recebeu a numeração 294.
Após a compra, houve a instalação do sistema de entretimento coletiva, dotado por DVD player e televisor, com objetivo dos alunos assistirem a shows e animações, devido ao horário de registrar grande movimentação de crianças de ensino fundamental I.
Foto: Heitor Bezerra |
Até aí ocorria tudo bem, exceto por um detalhe: Muitos estudantes e que iam com Jairo (eu era um deles, confesso), preferia voltar para casa de ônibus, pois a Trampolim da Vitória oferecia veículos com ar condicionado e o 201 (Andare Class) era o veículo muito usado pelos estudantes do Salesiano, Marista, Neves e até mesmo do CAP e passava em muitas áreas de Parnamirim, algo que o V6 não tinha, bem como bagageiro. Na falta do 201, tinha o Svelto (infelizmente destruído) 230, mas não era tão confortável quanto o andare.
Foto: Heitor Bezerra |
Apesar dos esforços, entre 2006 e 2008 o 294 esteve solitário e registrava uma demanda aquém do esperado, devido a concorrência feroz e altamente atrativa com o 201 da Trampolim, até este ser desativado no final do ano e ser substituído pelo Apache Vip (atualmente 900), embora a Trampolim mantivesse os veículos climatizados na B (208, 209 e 230), até 2010, quando foram para a M e então, desativados.
Atualmente, o 303 é um veículo altamente confortável (sempre foi, mas melhorou bastante depois da instalação do ar condicionado). O veículo, mesmo com dez anos de uso diário e intenso, continua provando confiabilidade e rendimento, por ser muito bem cuidado por Jairo e parceiros que usam a máquina, contando com a colaboração dos alunos que ele transporta diariamente. O ar, por sinal, é excelente e satisfaz quem usa ele. A bancada sempre foi ótima e confortável, apesar de não inclinar, mas esse é um detalhe relevante. Tanto é que, apesar do Volare V6 ser um veículo bastante ultrapassado atualmente, na prática esse Volare, em especial, "dá de chinelo" em muitos miniônibus fabricados atualmente, quanto a resistência e versatilidade.
Antes de mais nada, quero agradecer ao Sr. Jairo pela gentileza das imagens, além do parceiro deste dia. E que o 303 continue sendo um excelente e agradável veículo. E para os pais dos adolescentes que estudam em Natal, podem contar com Jairo que a satisfação é garantida.
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