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Autor: Josenilson Rodrigues |
Carroceria robusta, resistente e confortável para condutores e passageiros, veículos que resistem ao tempo e gerações, mas sem perder o charme: Essa é a definição fiel dos caios vitória que a Transportes Guanabara tinha. Na sessão "contador de história", iremos viajar no tempo de como era o transporte de passageiros nos anos 90 e 2000, juntamente com Josenilson, via seu especial da frota clássica da empresa na sua galeria do ônibus Brasil e Busão de Natal.
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Autor: Josenilson Rodrigues |
A "curva da bacia" é definida como custo de manutenção e maturação dos veículos, seja novos ou velhos, onde os novos requer o custo maior devido amaciamento dos componentes, mas os velhos devido ao desgaste natural. Essa regra é aplicadas a todos os equipamentos, seja qual for a idade das máquinas. Certo?
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Autor: Josenilson Rodrigues |
Aplicando-se ao Caio Vitória, a curva da bacia é um tanto mais esticada que o comum. Eles resistem
ao tempo e às novas gerações de veículos, mostrando-se confiáveis e resistentes, que estão a frente ao seu tempo e até hoje, 2016, é definido como a melhor carroceria fabricada, mostrando robustez até para os dias atuais, tendo sua base para carrocerias mais atuais da Caio, inclusive para Apache Vip II, III e IV.
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Uma quantidade considerável desses veículos foi adquirida nos anos 1994 e 1995, circulando em diversas linhas da empresa, entre elas a Circular Campus UFRN, tendo inclusive uma vida longa em Natal, sendo o último deles desativado no início de 2010 (após uma jornada de 15 ininterruptos anos). Mesmo muitos sendo desligados da frota, ainda mantém o estado impecável de conservação e sendo utilizado em diversas aplicações.
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Autor: Josenilson Rodrigues |
Para operadores, Caio Vitória é sinônimo de durabilidade,
resistência e baixo custo de manutenção, além de conforto para passageiros e operadores. Tanto é que para a Guanabara, que renova a frota constantemente, eles relutaram para serem deligados, mas devido a reposição natural da frota, acabaram sendo desligados gradativamente, antes mesmo dos primeiros sinais de desgaste.
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Autor: Josenilson Rodrigues |
Tanto é que a carroceria do Vitória serviu de referência para demais carrocerias da Caio, iniciando pelo S21, passando por Apache Vip I, indo até o IV, passando pelo II (essa que a Caio vendeu fortemente). Apesar da Vitória ser um tanto velha, ela se sente mais jovem a cada ano que passa, sendo dessa forma um clássico.
Agradecimentos
Agradeço imensamente ao amigo Josenilson Rodrigues pela autorização do uso das imagens para contar história dos Caios Vitórias da Transportes Guanabara. Veículos como esses hoje são raros de serem encontrados (apesar de que há 5 anos era muito mais fácil ver um desses), mesmo assim revolucionou a fabricação de carrocerias atuais, cujo modelo é adotado em diversas fabricantes.
Em caso de equívocos na matéria, favor usar a caixa de comentários que prontamente eles serão corrigidos.
Tá de parabéns. Realmente esses Caios Vitórias são os Citmax do momento, a Guanabara não desativar os Citmax mais as circunstâncias não permitem mais a permanência do veículo em atividade.
ResponderExcluirParabéns novamente viu meu nobre.
Perfeito!