sábado, 29 de outubro de 2016

Trampolim da Vitória e seus CiferaPolo

Ter uma caidinha por modelos da Marcopolo todos nós sabemos que a Trampolim tem. Não é a toa que ela nunca deixa de ter um veículo ou outro da Marcopolo ou Ciferal, ainda que não queira colocar na sua pintura. Vamos aqui contar a história dos veículos da MarcoFeral que a empresa tinha e hoje tem.
Geração I: Torino GV e Ciferal Padron Rio ou Cidade
A primeira geração da Trampolim da Vitória foi predominante entre veículos da Caio (principalmente Vitória), Ciferal, com a aquisição dos Torino GV ocorrendo apenas em 1998, todos Mercedes - Benz OF1721.

Ainda em 1998, a Trampolim da Vitória também faz aquisição de dois Ciferal Padron Cidade, visando a substituição dos veículos oriundos da Cidade do Sol e também diminuir a idade média da frota. Assim como os Torinos GV, os Padron Cidade também eram Mercedes - Benz OF1721.

Entretanto, a Trampolim manteve, por mais algum tempo, o veículo 205, que era um GLS Bus Mercedes - Benz OF1620, sendo desligado da frota apenas no fim de 2004, sendo vendido para uma empresa de fretamento. Os demais GLS Bus foram desativados no início de 2004, sendo todos eles substituídos por Busscar Urbanuss, Mercedes - Benz OF1721, ex-CRT, com exceção dos 208 e 209, substituídos por Busscar Urbanuss Pluss, Volkswagen 16.210OD com ar condicionado.

Já os Ciferal Padron Cidade foram substituídos, em 2007, por Comil Svelto 2000, Volkswagen 17.230 EOD, sendo os primeiros veículos com esse chassi do sistema de transporte potiguar,

Dessa primeira geração dos CiferaPolos da Trampolim, apenas os Torinos GV relutaram para serem desativados, sendo o primeiro lote de desativação ocorreu em 2006, quando vieram os Busscar ex-CRT e o primeiro lote de Sveltos, Volkswagen 15.180 EOD, sendo a desativação de todos ocorreu apenas em 2007, com a vinda do segundo lote de Sveltos, dessa vez com motorização 17.230 EOD.

Uma curiosidade:

Os veículos eram:

  • GLS Bus: 203  / 204 / 205 / 208 / 209: 

  1. Os veiculos 203, 204 e 205, em 2006 passaram a ser ocupados por Busscar Urbanuss OF1721, até 2009.
  2. Enquanto os 208 e 209 foram ocupados por Busscar Urbanuss Pluss VW 16.210, com ar condicionado, sendo desativados em 2010.
  3. Em 2009, os veículos 203, 204 e 205 foram substituídos por Caio Apache Vip II Volks 17.230 EOD, que permanecem na empresa até hoje.
  4. Veículo semelhante aos 215 e 216
    Autor: Josenilson Rodrigues
  5. Atualmente todos são ocupados por também Caio Apache Vip II Volks 17.230 EOD, mas dessa vez são V-Tronic.

  • Padron Cidade: 215 / 216: Todos eles foram desativados em 2007, substituídos por Comil Svelto 2000 Volkswagen 17.230 EOD, sendo os primeiros com essa motorização no Rio Grande do Norte.
  • Torino GV: 202 / 211 / 214 / 219 / 220 / 221 / 222 / 223* / 224* / 225*

  1. Os veículos 223, 224 e 225 foram desativados em 2006, substituídos pelos Busscar Urbanuss OF1721
  2. e em 2009, o 224 foi substituído por Caio Apache Vip II Volkswagen 17.230 EOD, atual 903 e o 225 passou a ser Comil Svelto 2000 Mercedes - Benz OF1417, oriundo da Cidade Alta, atualmente desativado.
  3. Já os veículos 202, 211, 214 foram substituídos, em 2006, por Comil Svelto 2000, Volkswagen 15.180 EOD, atuais 607, 650, 611. Apenas o 202 está ocupado atualmente por Caio Apache Vip II Volkswagen 17.230 EOD V-Tronic e todos esses permanecem atualmente na empresa.
  4. Os veículos 219, 221 e 222 foram substituídos em 2007 por Comil Svelto 2000, Volkswagen 17.230 EOD, atualmente são 702, 703 e 704.
    Torino GV da Trampolim da Vitória: modelo que relutou
    ser desativado
    Autor / Resgate: Vladmir José Monteiro Costa

Geração II: Heranças


Caio Vitória 231, que em 2004 foi
ocupado por um Turquesa.
Autor e resgate: Unibus
O canal Humor Busólogo, no Facebook, fez um vídeo de como é os veículos ex-Rio de Janeiro. Por dentro tem uma escola de samba, parece que estamos em um carnaval dentro do veículo.

Brincadeiras a parte, tem a segunda geração dos CiferaPolos, que teve duas eras: Em 2004 e em 2008, além da reativação dos Torinos GV, em 2009.

Entretanto, em 2004, a Trampolim herdou diversos veículos da RioGrandense, quando assumiu as linhas de São Gonçalo do Amarante e Macaíba. A maioria era Busscar, mas também vinham no pacote Torino GV, em que poucos permaneceram na empresa, sendo a grande maioria desligados da frota ainda em 2006.
Além disso, houve a reativação de Torino GV em 2009, sendo desligados somente em 2011.
A relação dos veículos é:
  • Ciferal Turquesa: 206 / 207 / 211 / 212 / 213 / 231 (99) / 232 (99) / 233 (2000) / 234 / 235 / 236 / 237 / 238 / 239 / 240 / 241: A Trampolim fez a aquisição dos veículos em 2004, visando a substituição dos antigos veículos da Cidade do Sol e redução da idade média. Com exceção dos 231, 232 e 233, todos foram fabricados em 2001. Os Turquesas da Trampolim eram Mercedes - Benz OF1417. Abaixo o contexto histórico:
  1. A primeira desativação dos Turquesas aconteceu em 2006, quando dois deles foram substituídos por Sveltos adqiridos em 2006, com motorização Volkswagen 15.180. O veículo ocupou a numeração 234 e 235 e são os atuais 612 e 613.
  2. Já os veículos 231 e 232 foram substituídos pelos Sveltos Volkswagen 17.230 EOD, que a Trampolim adquiriu em 2007. Atualmente 705 e 706.
  3. Além disso, os 237 e 238, em 2010 foram substituídos por Svelto 2000, Volkswagen 17.210 OD, ex-Cidade Alta, como medida para redução da idade média da frota, em 2010.
  4. Já o 239 foi substituído por também Svelto, mas Mercedes - Benz OF1417.
  5. Entretanto, o restante foi desativado ainda em 2010, sem substitutos.
  6. Apenas em 2012, os veículos 206 e 207 foram ocupados por Caio Apache Vip II Volkswagen 17.230 EOD V-Tronic.
    Autor: Marcos Filho

    Autor: Ednilson de Souza

    Autor: José Ailton Neto

    Autor: Josenilson Rodrigues
  • Viale: 242 / 243 / 244 / 245 / 246 / 247 (desat. 2010): Assim como os Turquesas, a Trampolim, visando aumentar a frota, recebeu Marcopolo Viale em 2004, sendo desativados da empresa apenas em 2010. Todos eles foram fabricados em 2002 e tem a motorização Mercedes - Benz OF1417. Segue a história:
  1. Os veículos 242, 243 e 244 foram substituídos por Comil Svelto 2000 Mercedes-Benz OF1721, oriundos da Cidade Alta, em 2010.
    Marcopolo Viale nas cores da Trampolim, ex-RJ
    Autor: Marcos Filho
  • Torino GV: 617, 618, 619 e 620: Veículos oriundos da Riograndense em 2004, todos eles Mercedes - Benz OF1721, maior parte foi desativada em 2006, sendo que:
  1. Veículos 617 e 618 são os atuais Comil Svelto Volkswagen 15.180;
  2. O veículo 620 chegou a receber a pintura da Trampolim da Vitória, conforme esquema ao lado. Com a unificação dos serviços, o 620 foi reprefixado para 268, em 2010, desativado.
  3. Antigo 620, desativado como 268.
    Autor: Thiago Martins
  • Torino GV : 290 / 291: Apesar da desativação total dos Torinos GV, a Trampolim reativou duas unidades  em 2009, para reforçar a demanda da linha C. Entre 2010 e 2011, eles foram fazer serviços especias da empresa, como fretamento e circulares, sendo desligados da empresa apenas em 2011.
    Veículo 290.
    Acesse a galeria do autor pelo Ônibus Brasil

    Veículo 291
    Autor: Josenilson Rodrigues

  • Torino 99: 270 (505) / 273 (506) / 274 (507): Foram um dos últimos veículos que a Trampolim recebeu, do Rio de Janeiro, antes das negociações da Itamaracá e Cidade Alta. Todos eles são Mercedes - Benz OF1418 e chegaram na empresa em 2008, visando ao aumento da frota. Em 2010, receberam novas numerações, por terem sido fabricados em 2005. Eles permaneceram na empresa até meados deste ano, 2016, quando foram desligados da frota.
Acesse a foto

Acesse a foto

Autor: Josenilson Rodrigues

Torinos 99 Desativados
Autor: Rubson Caetano
Geração III: Frevo Pernambucano
Em 2010, quando a Trampolim foi incorporada às pernambucanas Itamaracá e Cidade Alta, foi adotada uma medida em que ocorreria desativação gradual da frota, visando à redução da idade média da frota, aliada ao aumento da frota. Resultado disso foi o enfestamento de veículos que foram das duas empresas, em 2010.

Mas como o foco é nos veículos da Marcopolo, vamos à lista:

  • Torino 99: 204 (317) / 224 / 286 (316) / 287 (319) / 300: Todos eles são Mercedes - Benz OF1417, oriundos da Cidade Alta. Todos eles foram desligados da frota no início de 2016, entretanto:
  1. O antigo 204 "foi forçado" a ser reprefixado para 317, devido a chegada do Apache Vip II, em 2012;
  2. Ainda sobre o 204, o 224 também substituiu o Busscar Urbanuss, ex-CRT. No entanto, esse foi o único 2xx que não sofreu alteração no prefixo e teve o privilégio de circular com a antiga identificação, até ser desligado da empresa, em 2015.
  3. O antigo 299, Comil Svelto MBB OF1417 "forçou" a Trampolim usar a nova identificação, que iria basear com o ano do veículo. Daí um dos Torino 99, ex-CDA, inaugurou a nova  ordem de identificação, que seria o 300. Daí ele não precisou ser reprefixado.
Seguem as imagens:
Autor: Josenilson Rodrigues

Autor: Edivan Leal

Autoria Própia: Heitor B. S. Bezerra

Autoria Própia: Heitor B. S. Bezerra

Geração IV: TrampoLitorânea
Em 2011, quando ainda era a Barros e não havia negociação com o grupo Itamaracá, houve a aquisição três Torinos 2007, todos eles Volkswagen 17.230 EOD e adaptados para deficientes. No entanto, eles também "entraram no bolo" para fazerem parte da frota de uma "nova empresa" que estava surgindo. E então surgiu a Litorânea Transportes, braço da Trampolim da Vitória para atender a região de São José do Mipbu e municípios circunvizinhos.

No entanto. a própria empresa negou qualquer interesse de ter uma unidadezinha de Torino 2007 há alguns anos, no entanto, ela não recebeu "de presente" apenas um, mas foram: 3 veículos apenas em 2012, quando a Barros foi incorporada à Itamaracá (apenas a de fretamento ficou "independente") e mais 4 veículos em 2016, todos oriundos da Cidade Alta, já com o Layout da "Litorânea". E o mais interessante: Todos os quatro ex-Cidade Alta são Mercedes - Benz OF1722, tudo o que a Trampolim, há algum tempo, não queria, mas teve que assumir. Eles até são uma gracinha com a pintura da Litorânea, devem ficar mais lindos quando ganharem da Trampolim.

Brincadeiras a parte, vamos à lista com fotos:
  • Torino 2007: 853 / 854 / 855 / 856 / 150 / 151 / 152: 
  1. Os veículos 853, 854, 855 e 856 são Mercedes - Benz OF1722 alongados, oriundos da Cidade Alta, algo que a Trampolim não desejava vê-los há alguns anos, mas estão nela, só que na Litorânea;
  2. Já os veículos 150, 151 e 152 foram comprados ainda quando era Barros, com numeração 95, 105 e 115, respectivamente. Todos eles são Volkswagen 17.230 EOD, configuração padrão.
Abaixo, imagens:
Autor: Heitor B. S. Bezerra
    Autor: Heitor B. S. Bezerra
Autor: Heitor B. S. Bezerra
Autor: Heitor B. S. Bezerra
Autor: Heitor B. S. Bezerra
Autor: Heitor B. S. Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É reservado o direito de selecionar comentários.