terça-feira, 18 de outubro de 2016

Trampolim da Vitória e sua história

A Trampolim da Vitória sempre se destacou por ser a empresa diferenciada da demais, prova disso é a qualidade da frota e variedade, além de ter boas histórias para serem contadas. O Unibus RN, com isso, também preparou uma matéria sobre a Trampolim e pode ser acessado aqui. O que iremos fazer é a continuação do texto preparado pelo Unibus. E então embarque nessa viagem.
O Especial Unibus preparou um texto sobre a Trampolim da Vitória, texto esse excelente, diga-se de passagem. Muitas histórias sobre ela foram contadas, até mesmo sobre ar condicionado, algo que na empresa marcou história. Antes da leitura do especial nosso, por que não acessar o texto do Unibus? Acessem e apreciem o texto.

Os micros da Trampolim
Entre 2000 e 2007, a Trampolim da Vitória apostou forte nos seus micros, em que eles ofereciam viagens mais rápidas e transportavam poucos passageiros, sendo perfeito para linhas de baixa demanda. Cinco deles tinham ar condicionado e eram encarroçados pela Comil, variando entre Mercedes - Benz e Volkswagen. Esses cinco eram identificados por 120, 121, 122, 123 e 124, no entanto, devido defeitos no ar condicionado, aos poucos eles foram sendo desligados, restando apenas o 124, Comil Bello Mercedes - Benz LO814, que perdurou até o final de 2007, rodando com o equipamento desligado.

Além disso, em 2004 ela também recebeu mais micros, todos oriundos pela Riograndense, com numeração variando entre 501 a 515, todos eles rodando nas linhas de São Gonçalo do Amarante e Macaíba. Apenas os micros 501, 502, 503, 509 e 515 receberam o layout da Trampolim, sendo o restante (505, 506, 508, 511) apenas rodavam brancos com o nome "TransTV", razão social da empresa, ou com a pintura da Riograndense, mas com o prefixo colado "por cima". Todos eles eram Busscar Micrus Mercedes - Benz LO914, padrão rodoviário. Boa parte deles foi desativado ainda em 2005, enquanto os 501, 502, 509 e 515 rodaram até 2007.

A Trampolim também teve micro, em que boa parte deles
rodaram até 2007 e 2008
Créditos: Unibus
Já os micros próprios, foram adquiridos entre 2000 e 2005, com intenção em rodar em linhas de pequena demanda, incluindo as linhas A, C, E*, F* e P, (criada em 2007 - linhas em asterisco são linhas extintas ou repassadas) sendo um deles, o 104, era adaptado para deficientes físicos. Abaixo a relação dos veículos adquiridos pela Trampolim.
  • 101, 102, 103, 105, 106, 115, 116: Neobus Thunder + Mercedes - Benz LO915 2005;
  • 104: Neobus Thunder + Mercedes - Benz LO915 2003 adaptado;
  • 107, 108, 109, 110, 111, 112, 113, 114: Busscar Micruss Mercedes - Benz LO814 2001.
Já entre 2008 e 2010, a Trampolim voltaria a usar micros, no entanto, eles eram apenas para situações emergenciais ou linhas circulares, já que boa parte da frota era composta por veículos tipo midi ou encurtados e cabiam perfeitamente em linhas de demanda reduzida. No entanto, eles eram Volare W8 e apenas dois circulavam, com pintura branca e temporária. Um deles permaneceu na Trampolim para realizar a linha V, em que 2010 era uma circular, com a numeração 801. Anos mais tarde, a linha V tornaria Bosque das Colinas / Mirassol via BR-101 e obviamente, passaria a ser realizada com veículos maiores.

Micro usado nas circulares
Autor: Danilo Vitorino
Entre 2012 e 2015, ela também utilizou micro, que era da Barros, para fazer circular Aeroporto, sendo a primeira linha Q, que ligava aeroporto de Parnamirim à BR-101 e logo após passou a fazer W, ligando o aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo, ao centro de São Gonçalo do Amarante. O veículo em questão era o 802, Neobus Thunder Plus Mercedes - Benz LO915.

Paixão por Caio
Calma leitores, não é o Caio humano que estamos falando, #peloamordedeus. Estamos falando da encarroçadora Caio, aquela de São Paulo e fabricou o klássico Caio Vitória. E obviamente a Trampolim teve também Caio Vitória, há muito tempo atrás. 

Em 2008, a Trampolim voltaria a receber veículos da encarroçadora paulista. Além dos 271 e 272 (atuais 600 e 601, respectivamente), ela também recebeu os 275, 276 e 277 (antigos 011, 012 e 013 da Parnamirim Field). Eram eles:
  • 271 (600) e 272 (601): Caio Apache Vip I MBB OF1722;
  • 275, 276 e 277: Caio Apache Vip I MBB OF1722 (desativados pela Parnamirim Field);
Situação atual dos veículos: Imagens de autoria de Heitor B. S. Bezerra

Já em 2009, ela comprou, de fábrica, mais Caio. Dessa vez eram os Apache Vip II, obviamente, mais novos que os Vip I. E um deles iria substituir o lendário 201, Andare Class. O 201, mais novo, era adaptado para deficientes e também estava substituindo também o micro 104. Já os veículos 203, 205, 224 e 278 eram versões mais alongadas, mas não tinham elevador para deficientes. Entretanto, todos eles eram Volkswagen 17.230 EOD. E todos eles ainda permanecem na empresa, com numeração 900, 901, 902, 903 e 904. Logo eles eram:
  • 201 (900): Caio Apache Vip II Volks 17.230 EOD adaptado;
  • 203, 204, 224, 278: Caio Apache Vip II Volks 17.230 EOD alongado;
Situação atual dos veículos: Temos ainda o 205 "ostentando" o layout anterior. Todas as fotos são de autoria de Heitor B. S. Bezerra
 

Em 2009 e 2010, sob controle da Itamaracá e Cidade Alta, a Trampolim também recebeu mais veículos da Caio, fabricados entre 2002 e 2004. No entanto, os veículos de 2003 estrearam a nova identidade da Trampolim, quanto a numeração e pintura já era a definitiva. Apenas alguns Vip I, que estão sinalizados com parênteses, ainda estão na ativa, sob responsabilidade da Litorânea Transportes. Eram eles:
  • 292, 293, 294, 295, 296, 297, 298: Caio Apache Vip I Volks 17.210 OD (desativados);
  • 305, 306, 307, 308, 309, 310, 311, 312, 313, 314: Caio Apache Vip I MBB OF1417 (desativados);
  • 315, 402 (450), 403 (451), 404 (452), 405 (453), 406 (454), 407*, 408*, 409*, 410*: Caio Apache Vip I Volks 17.210 OD (*: desativados);
Em 2012 veio mais Caio Sim Senhor! E o melhor: Vip II V-Tronic. Quantos vieram? 10 veículos, além de mais 6 Vip I, oriundos de Itamaracá. No entanto, os Vip I, que vieram de Itamaracá, estão atualmente na Litorânea Transportes e obviamente, os V-Tronic permaneceram a Trampolim. São eles:
  • 200, 201 (olha ele!!!), 202, 203, 204, 205, 206, 207, 208, 209: Caio Apache Vip II VW 17.230 EOD V-Tronic;
  • 516 (557), 517 (562), 518 (559), 519 (563), 520 (564), 521 (565): Caio Apache Vip I Volks 17.210 EOD
Só tenho fotos do V-Tronic, mas tenho também a foto do 518 ainda nas cores da Trampolim, afinal, estou focado só na Trampolim. Obviamente, fotos de minha autoria (Heitor B. S. Bezerra).

Ainda tinha o filho único de mãe solteira! A Trampolim ganhou um veículo diferente dos demais, oriundo da Riograndense, quando ela assumiu as linhas de Macaíba e São Gonçalo. Era um Caio S21, Volkswagen 16.210 OD, que já teve duas numerações. Recebeu ele como 613 e foi desativado como 269, em 2010.

Falando na série S, neste ano ela também recebeu quatro S22, oriundos de Itamaracá. São os primeiros S22 da história da Trampolim da Vitória. São eles:
  • 816: Caio Apache S22 Mercedes - Benz OF1722;
  • 817, 818 e 820: Caio Apache S22 Volkswagen 17.230 EOD
São eles, em fotos: Apenas o 817 é de autoria de Allan Jefferson, mas o restante fui eu que fotografei.
Busscar e prefixos repetidos
Antigo 614 que hoje deixa saudades.
Autor: Unibus
Lembra que antigamente a Trampolim chegava a usar prefixos 5xx e 6xx, há mais de dez anos? Pois bem, esses prefixos eram também utilizados para diferenciar serviço ou atendimento. Enquanto 1xx e 2xx eram atendimento em Parnamirim, 5xx e 6xx era atendimento em São Gonçalo do Amarante e vice-versa. E predominantemente, os veículos 5xx e 6xx eram Busscar, seja Urbanus II para os 6xx, seja os Micruss para 5xx, embora nos 6xx tínhamos também Torino GV, que ficou menos de dois anos na Trampolim, durante a transição. Iremos agora tentar relacionar a lista dos 6xx, já que os 5xx relacionamos anteriormente, no início do texto. Os dados não estarão 100% corretos, visto que irei puxar da vasta memória.
  • 601: Busscar Urbanus II MBB OF1620 - Atualmente ocupado por Caio Apache Vip I MBB OF1722 2006
  • 602, 603, 604, 605, 606: Busscar Urbanus II MBB OF1620 - Atualmente ocupados por Neobus Mega MBB OF1418 2006
  • 607: Busscar Urbanus II Ford B1618 - Atualmente ocupado por Comil Svelto 2000 VW 15.180 EOD 2006
  • Veio como 608 e passou pouco tempo
    como 284,  voltando para
    o prefixo anterior.
  • 608 e 609 - Busscar Urbanuss Pluss VW 15.180 EOD - Ainda na ativa e a empresa comprou ambos em 2006, para reforçar o atendimento de Macaíba. No entanto, o 608 foi reprefixado para 284, mas ficou pouco tempo, voltando para 608 por ter sido fabricado naquele ano. Já o 609 apenas mudou a pintura, mantendo o prefixo anterior. Ambos são fixos na linha C e durante a reforma, ganharam letreiro eletrônico.
  • 610:  Busscar Urbanus II Ford B1618 - Foi ocupado por Comil Svelto 2000 VW 15.180 EOD 2006, atual 650 da Barros/Litorânea.
  • 611 e 612: Busscar Urbanus II Ford B1618 OF1620 - Atualmente ocupados por Comil Svelto 2000 VW 15.180 EOD 2006
  • 613: Caio Apache S21 Volkswagen 16.210 OD - Atualmente ocupados por Comil Svelto 2000 VW 15.180 
  • 614, 615, 616: Busscar Urbanus II MBB OF1620 - Atuais Comil Svelto 2000 VW 15.180 
  • 617, 618: Marcopolo Torino GV Mercedes - Benz OF1620 - Atuais Comil Svelto 2000 VW 15.180
Além disso, a Trampolim adquiriu mais veículos Busscar, sendo Busscar Urbanuss, visando substituir Torino GV em 2006. A maior parte deles ficou nas linhas D e J, por terem cobrador, embora eles, ocasionalmente, foram para a linha C, para reforço de frota. Esses veículos foram ex-CRT e faziam o serviço "geladinho', por terem ar condicionado, mas a Trampolim comprou os veículos já com o equipamento removido. Em 2009, apenas os veículos 204, 223 e 225 continuaram na empresa, sendo substituídos pelos veículos ex-Cidade Alta apenas em 2010. Eram eles:
  • 203, 205, 224: Busscar Urbanuss Mercedes - Benz OF1721 2001 - Substituídos por Caio Apache Vip II VW 17.230 EOD 2009, porém os 203 e 205 são atualmente, também, Caio Apache Vip II VW 17.230 EOD, mas V-Tronic 2012. Os Vip II 203 e 205 foram reprefixados por 901 e 902, respectivamente;
  • 204: Busscar Urbanuss Mercedes - Benz OF1721 2001 - Substituído por Marcopolo Torino 99 MBB OF1417 2003, logo após por Caio Apache Vip II VW 17.230 EOD V-Tronic;
  • 225: Busscar Urbanuss Mercedes - Benz OF1721 2001 - Substituído por Comil Svelto 2000 MBB OF1417 2003.
Felizmente temos fotos dos lendários veículos, apenas dos veículos 205 e 224, ambas de Josenilson Rodrigues. Já é alguma coisa, né? :)

Falando ainda em Busscar, como não esquecer dos Urbanuss Pluss com ar condicionado? Pois bem, temos também Busscar com ar. Eles vieram em 2006 e ficaram apenas quatro anos na empresa. Ambos foram substituídos pelos novíssimos Caio Apache Vip II 17.230 EOD V-Tronic, mas sem ar condicionado. Poxa =/
Vamos aos dados:
  • 208 e 209: Busscar Urbanuss Pluss Volkswagen 16.210 OD -  Substituídos por Caio Apache Vip II VW 17.230 EOD V-Tronic 2012.
Temos foto? Pelo menos de um deles. Do antigo 208. Minha autoria, claro.
Já o antigo 209 está assim. Que bom saber que o novo proprietário está cuidando bem dele :) Fui eu, Heitor, que realizou a imagem, juro!

Para finalizar, lembra que falei do 608 e do 609? Pois bem, eles foram comprados pela Trampolim em 2006, para fazerem a linha de Macaíba, já que a trampolim sentia falta de veículos para a cidade, já que São Gonçalo estava bem servida pelos veículos, ao menos quantitativamente, embora sejam ex-Riograndense. Já para Macaíba, como lhes faltava veículo, a Trampolim também colocou micros 1xx para reforçar, além do 262 (atual 605). Daí vieram os salvadores 608 e 609.

Uma curiosidade: o 608 virou 284 e ganhou itinerário eletrônico, já que ambos vieram lonados, mas logo após, a empresa decidiu adotar a identidade do veículo de acordo com o ano de fabricação. Daí o 608 voltou a ser o 608 e 609 apenas recebeu uma reforminha. Ou seja, a Trampolim, quando comprou os veículos, apenas antecipou o que realmente queria fazer com os veículos e com o resto da frota. E o resultado é o que conhecemos.

Sem mais delongas, vamos às fotos dos 608 e 609, atualmente.

Esqueci de mais um veículo? Sim, era outro Urbanuss Pluss. Ela sim, teve um Urbanuss Pluss VW 17.210 EOD. Mas por pouquíssimo tempo, mas de qualquer forma nunca deixou de ser dela, afinal a Litorânea também é da Trampolim.

  • 522:  Busscar Urbanuss Pluss VW 17.210 EOD 2005 - Atualmente 566 da Transportes Litorânea
Não tenho fotos nem do 522 nem do 566, mas encontrei fotos no Ônibus Brasil. Créditos do 522 para Danilo e 566 para William Pontual. Que bom que encontrei :)

Bem, até a próxima parte com: A amante secreta da Trampolim (falo de Torino 2007) e com aquela polêmica do 201 (calmaaaaa!!!! é do prefixo, não do veículo).

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