Muitos falam que a pior parte da viagem é o retorno para casa, porque há aquele sentimento de "quero mais". E isso aconteceu comigo. Mas espero que, um dia, possa voltar para Petrolina. Nessa última parte, irei contar sobre o meu retorno para casa, passando por, de novo, em Recife.
07 - É hora de dar tchau
Chegou a hora de me despedir de Petrolina, após um dia incrível na cidade. Mas ainda bem que no município, há transporte regular. E o melhor: Pode-se usar o Cittamobi também! E foi o que eu fiz: depois do passeio no Velho Chico, abri o Cittamobi, próximo ao River Shopping, para monitorar o próximo ônibus que iria ao terminal rodoviário. Apesar de ser domingo, a frequência foi boa, devido a boa organização do sistema de transporte público.
O veículo que me levou até o terminal rodoviário até que tinha uma configuração interessante, e rara (para mim): era um Ciferal Citmax, equipado com o chassi Volksvagen 17.230 EOD (diferentemente dos Mercedes-Benz que estávamos bem acostumados aqui em Natal, mas claro, sem por defeito). Ainda fotografei e o motorista logo reconheceu que eu era um busólogo.
Fonte: Acervo pessoal |
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Ao chegar no terminal rodoviário, para voltar para casa, o celular avisou que estava com pouca carga, e fiz o embarque antecipado, o colocando para carregar. Como cheguei faltando duas horas, esperei um pouco mais que queria para poder voltar. E até que apareceram os três veículos da Progresso: os (ignorado), 6018 e 6013, todos eles iriam até para Recife. O embarque iniciou pontualmente, às 20h, mas dessa vez não houve a entrega de mimos (talvez esse dia não tinha, devido a alta procura).
Acomodado na viagem de volta Fonte: Acervo pessoal |
Como iria no leito, embarquei (de novo) no 6013 e segui viagem. Ele estava mais vazio que na ida, e quase não tinha assento na parte de baixo do veículo. E decidi ir na parte de baixo, para ver como é, e, praticamente, não havia diferença nenhuma, só a sensação de estar em baixo mesmo.
Teve problema sim, na volta, mas era mais pessoal: o ar-condicionado gelado. Muito frio, tanto no andar de cima quanto no de baixo, e parecia que em baixo estava bem pior, de frio ☃. Mas não deu outra: vou dormir e relaxar, apesar do frio. Coloquei uma camisa em cima da outra para ver se me aquecia, e funcionou.
E tiveram paradas, para a troca de motorista, tanto na ida quanto na volta, na base da Progresso no município de Arcoverde, já que os motoristas noturnos tinham a jornada reduzida. Além disso, para a segurança da viagem, eles precisavam estar bem dispostos para a jornada noturna, para que não houvesse a necessidade de uso de alguma substância maléfica supressora de sono, como o "rebite".
Essa disposição para jornada noturna dos profissionais, na verdade, é conseguida por meio de treinamentos que a empresa realiza, além de monitoramento dos parâmetros de saúde, para que eles possam exercer a jornada de forma segura, minimizando assim riscos de acidente. Não é a toa que viajar nas empresas regulares (como Nordeste, Progresso, Guanabara) o risco de haver acidentes em viagens é ínfimo, se for observado o volume de viagens que se realizam. Isso porque há, de fato, uma boa gestão de recursos humanos, em que há a valorização do trabalho seguro.
Já no transporte clandestino, em que quase sempre acontece algum imprevisto, que acarrete em graves acidentes, pois devido ao desconhecimento de riscos, o motorista do transporte clandestino, muitas vezes, recorre aos supressores de sono, para que possa exercer a jornada a fio por muito tempo.
Retomando... Apesar do incômodo do frio, que tem relação com o ar-condicionado, consegui ter uma boa noite de sono, mas o sono foi tão grande que só acordei já com todos os passageiros desembarcados 😂😂. E eu pensei que estava em Caruaru, mas, de fato, tinha chegado em Recife, às 06h30min. Me desorientei um pouco, mas estava querendo dormir mais 😵😵😵, porque era muito confortável. Nunca tinha viajado numa bancada tão confortável como essa. Aprovado o 6013.
Olha o conforto da poltrona. Parecia um convite para dormir nela Fonte: Acervo pessoal |
08 - Espera para voltar para casa
Assim que cheguei no terminal rodoviário do Recife, fui tomar o café da manhã bem reforçado, que tinha: uma tapioca bem recheada e um café espresso (escreve com s, porque vem de "espremer") grande. Ao todo, a refeição custou R$9,50. Barata, e boa. E deu uma energizada boa, conseguindo ficar esperto. E ainda dei uma volta no terminal rodoviário, para o tempo passar, e aproveitei para fotografar, porque o embarque de volta ao RN seria por volta de 09h30min. Tinha muito tempo para aproveitar o terminal. Abaixo, algumas busologadas que fiz 😄.
Fonte: Acervo pessoal |
Fonte: Acervo pessoal |
E uma surpresa (para mim): o veículo que iria me levar de volta para casa é o 6017, um Paradiso 1800DD, brilhante, equipado com Scania K440IB. Veículo maravilhoso, silencioso e confortável. Para não perder o costume, fotografei a máquina que iria me levar de volta.
O 6017, que fez a rota REC X NAT. Surpresa! 😋 Fonte: Acervo pessoal |
E o mais legal da progresso: se o passageiro quisesse, poderia fazer o upgrade para o leito sem precisar pagar a mais. E, se quisesse viajar de leito, em alguns horários e trechos, a depender do veículo, pagaria o preço que viajaria de executivo.
Explicando: na linha Recife X Natal, se a operação for realizada em um veículo tipo DD, o passageiro pagaria R$96,19 (na data da minha viagem, 25/02/2019), mas poderia escolher entre executivo ou leito. Preferi escolher o leito, para ver como seria viajar nesse serviço de manhã. Olha só o conforto dessa poltrona. Dá para relaxar, não dá?
Poltrona leito totalmente deitada no 6017. Fonte: Acervo pessoal. |
E, para a minha sorte, o veículo (6017) estava relativamente vazio, bem diferentemente dos trechos Recife X Petrolina e o seu sentido inverso. Nesses dois trechos, o 6013 atingiu a capacidade de 90%, mas havia um lugar ou outro vago.
Serviço leito estava, nesse dia, totalmente vazio no 6017. Eu era o único passageiro nesse serviço 😁😋. Fonte: Acervo pessoal. |
Enfim, embarque realizado, mas antes de ir, o motorista faz o procedimento de segurança aos passageiros. Isso é rotina na Progresso, esse cuidado bastante profissional aos clientes. Além disso, ele prestou um atendimento excelente aos passageiros.
Totalmente acomodado na minha poltrona. Estava sozinho no leito. Fonte: Acervo pessoal. |
Esse é o ponto de parada para refeição. Reparem o 5017 da ITA Fonte: Acervo pessoal |
Depois da viagem, cria-se um vínculo entre o profissional X Cliente Fonte: Acervo pessoal |
Dias após, ele me reconheceu em outro veículo e acenou para mim, sem que eu fizesse a foto. Gosto muito desse afeto que foi deixado, na relação profissional X cliente. Isso, para mim, é gratificante 😊.
09 - Avaliação final
Vale muito a pena viajar de Progresso para Petrolina. Não só é seguro, como também é confortável, desde que a seleção dos horários seja compatível.
E, se for sair de Recife e for para Petrolina, ou vice-versa, prefira o horário que saia da cidade à noite, pois além de haver menos paradas, a viagem torna-se mais relaxante. Além disso, prefira o serviço leito, se realmente quiser dormir com mais conforto no caminho. São R$44 de diferença de um serviço para outro, mas vale cada centavo pagar essa diferença. É muito confortável a poltrona do leito.
As únicas ressalvas ficam somente no veículo 6013, que são a ausência de tomadas e também o ar-condicionado. Bem que o 6017 poderia fazer essa linha, né... Tem pontos USB para carregar o celular, o ar-condicionado tem melhor tecnologia, pois ele funcionou de forma confortável, sem oscilações na temperatura,...
E o que mais gostei? A cortesia e o atendimento prestado pelos profissionais, além da limpeza e conservação dos veículos, o que proporcionou uma viagem confortável, resultando em uma boa experiência.
Com isso, está aprovadíssima a experiência de viajar com a Auto Viação Progresso. Se puder viajar com ela, vá. Tenho certeza que irão gostar bastante.
Para finalizar, as notas da experiência:
Conforto: 8,5/10;
* Ar-condicionado do 6013 gelou além da conta
Atendimento: 10/10;
* Atendimento excelente, impecável e profissional, tanto dos atendentes quanto dos motoristas
Pontualidade: 10/10;
Serviços extras, mimos, agrados: 8/10;
* Faltou manta para o serviço leito, mas teve serviço de bordo na ida
Experiência geral: 9,13/10
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