Juazeiro do Norte: terra de manifestação da fé, recheada de cultura, em que a atração principal é o Padre Cícero, que foi o principal líder político da cidade, responsável pela emancipação do município, além de operar diversos milagres na cidade.
Juazeiro do Norte, Ceará, município distante a 491 km de Fortaleza. Muitas expectativas foram geradas nessa viagem, além de uma certa curiosidade de experimentar o servido pela Viação Gontijo, operadora da linha Natal X Crato. E esse é o segundo município do estado do Ceará que faço a minha estadia (o primeiro foi Fortaleza). Com isso, embarque comigo nessa experiência dessa viagem 😄.
A viagem foi realizada no dia 02/08/2019, com retorno em 05/08/2019.
Ah, deixa eu dar um adento: o texto será bastante longo, mas fiquem tranquilos, pois vai estar recheado de fotos, e isso vai tornar a leitura mais prazerosa. Embarquem comigo nessa viagem e apreciem o texto. Ele está super delicioso de se ler.
01 - Planejamento e compra de passagens
A ideia inicial seria fazer uma viagem totalmente de ônibus, sendo que na ida seria de Gontijo, com saída de Natal às 19h, com chegada às 07h. Já a volta, inicialmente, seria de Expresso Guanabara, porque o ônibus da Gontijo, que sairia de Juazeiro do Norte, sairia de dia, e só chegaria um pouco antes de anoitecer, o que eu, pessoalmente, não seria nada agradável, afinal não gosto muito de viajar de ônibus de dia, né... 😝😝😝.
...até que... houve uma promoção, de última hora, da Azul Linhas Aéreas, em que baixou os preços de voos originários de Juazeiro do Norte. Mas o voo não é direto para Natal, mas faz escala em Recife, hub do Nordeste da Azul. O preço baixou tanto que a diferença de ir de Gontijo (que fazia a rota direta) e de Azul (que faz o voo) foi de apenas R$73,00.
Não pensei duas vezes e decidi fazer a viagem de volta pela Azul, e conhecer o seu serviço, já que seria meu primeiro voo nessa cia. aérea, né... E, por falar em Azul, ela foi eleita, pelo Tripadvisor, à melhor companhia aérea do mundo 👏👏👏👏👏👏
E o melhor: a viagem de volta, que duraria mais de 12 horas se fosse de ônibus, duraria cerca de 4 horas, já que faria escala em Recife, e esperaria outro voo para Natal. A ressalva foi só a aeronave usada. Nada de Airbus ou Embraer. Nessas rotas, a Azul utiliza ATR-72, um turboélice utilizado em rotas curtas ou de baixa densidade.
Com o planejamento realizado, foram feitas as compras da passagem. A Gontijo oferece venda on-line, processo simples, mas um pouco burocrático, pois o cliente recebe um voucher para trocar por passagem no terminal rodoviário. E se a compra for feita no cartão de crédito, o mesmo terá de ser apresentado no dia do embarque ao guichê, junto com os documentos, para então receber o bilhete. No entanto, a taxa de administração rodoviária já é recolhida no ato de compra da passagem, o que simplifica bastante.
Já na Azul, o passageiro pode fazer a compra pelo site ou aplicativo. O cliente recebe o código da reserva, em que faltando 72 horas para o embarque, é convertido em passagem logo após o check-in, podendo ser feito pelo próprio aplicativo, após a escolha dos assentos. Depois disso, o cliente não precisa mais imprimir o bilhete aéreo, bastando embarcar com o bilhete virtual, gerado pelo aplicativo e com a documentação em mãos.
Com isso, o resumo da viagem à terra do Padre Cícero foi:
02 - Arrumando as malas e embarcando
Dia 02/08/2019, 17h00min. Tudo pronto para mais uma viagem de ônibus. Fui com meus pais e minha namorada ao Terminal Rodoviário de Natal, e ao chegar, fui direto ao guichê para trocar o voucher pela passagem, já que faltando uma hora para embarque, tinha que fazer isso, pois caso contrário, não embarca. Dito e feito, fiz a troca e agora era só esperar pelo veículo da Gontijo. Deu tempo para tudo: jantar, e jogar conversa fora com a família.
18h45min: O aviso para embarque. O ônibus estava lá. Era um Marcopolo Paradiso G7 1200, identificado como 21455 (guardem essa identificação), equipado pelo poderoso chassi Scania K420IB Euro III, já que ele foi fabricado em 2011 (tinha 8 anos de uso).
![]() |
Veículo que iria me levar para Juazeiro do Norte, porém... Fonte: Acervo pessoal |
Embarcado, porém.... Aqui vão duas notícias. A primeira é uma má. A segunda é uma boa.
A má notícia foi... O ar-condicionado... Quebrou 😢🥺
![]() |
Tudo embarcado, vamos lá para... a garagem da São Geraldo 😂😂😂 Sabe por que? O ar-condicionado está com defeito 😢😢😢 Fonte: Acervo pessoal |
Mas aí vem uma boa: fui à garagem (com os demais passageiros) da Gontijo! 🤩🤩🤩 E, como fui à garagem, tinha mais que aproveitar, né... Aí vem algumas fotos dos veículos. Tinha até um Caio Giro da Nacional lá estacionado 👍🙌
![]() |
Presenteado pelo Caio Giro, após chegar à garagem da Gontijo, para a troca do veículo. Fonte: Acervo pessoal |
Foi feito um novo embarque, dessa vez em um outro Marcopolo Paradiso G7 1200, matrícula xxx, equipado com Scania K420IB, Euro III, fabricado em 2011. E, que ótimo, que o ar-condicionado estava funcionando bem. O motorista regulou o sistema em 22°C (tal como sempre avisam quando embarcamos), e fomos até a minha cidade, Currais Novos para a troca do motorista.
![]() |
O substituto, após a quebra do ar-condicionado do 21455. Fonte: Acervo pessoal |
23h30min. Chegamos em Currais Novos. Não dormi (porque não quis), trocamos de motorista e outra apresentação. Iríamos até Crato, destino final, mas com paradas nos municípios de Caicó (RN), Pombal (PB), Souza (PB), Cajazeras (PB), Milagres (CE), Missão Velha (CE), Barbalha (CE), Juazeiro do Norte (CE - Meu destino), e Crato (CE - Destino final).
Agora sim, finalmente vou dormir. Mas havia um detalhe que atrapalhou a viagem: o passageiro ao meu lado. Ele ocupava parte do meu assento, e isso interferiu no conforto. Não estou dizendo que a poltrona do executivo seja ruim. Ela é boa, confortável, tem descanso para os pés. Mas foi azar mesmo, e envolveu passageiro. E como o veículo estava lotado, sem que haja assento livre, então tive que me contentar com esse desconforto 🥺.
![]() |
Fonte: Acervo pessoal |
Além disso, veio aquele velho problema que prejudica no conforto: ar-condicionado. Gelado além da conta. "Ah, mas ele está regulado a 22°C". E 22°C é sim a temperatura de conforto. Mas fui espiar no console e registrava 20°C, 21°C, 19°C 🥶🥶🥶. Mas para quem gosta de frio, está aí o convite.
![]() |
O ar gelou demais! Fonte: Acervo pessoal |
Mas depois que esse passageiro desembarcou no município de Milagres, a situação melhorou consideravelmente. Fiquei mais confortável e consegui apreciar melhor o conforto que o executivo oferece. Tirando o ar-condicionado, que estava muito gelado, o veículo de 46 lugares tinha sim um bom espaço entre as pernas, é mesmo na frente, o espaço é bem generoso. Dá tranquilamente viajar nele a noite toda. Não é igual ao leito, mas se consegue dormir bem nele.
![]() |
Parada para o café da manhã, em Milagres - CE. Fonte: Acervo pessoal |
Chegamos em Juazeiro, mas cheguei cansado. Não foi por causa do ônibus em si, que ele tranquilo de se viajar, e sim porque: ele lotou (saiu do RN com todos os assentos ocupados), e também pelo azar de estar sentado ao lado de um passageiro que atrapalhou o conforto, que aí foi determinante.
Encerro essa parte com a avaliação da Gontijo: Aprovado, mas com ressalvas. Se tiver azar, como eu tive, não espere muito de aproveitar as experiências do Executivo. Mas se puder aproveitar, aproveite. O executivo é bom, dá pra ter algum conforto, mas se puder, traga algo a mais para ter uma viajem mais confortável.
Abaixo, mais algumas fotos da chegada à terra do Padre Cícero.
![]() |
Fonte: Acervo pessoal |
![]() |
Fonte: Acervo pessoal |
![]() |
Fonte: Acervo pessoal |
![]() |
Fonte: Acervo pessoal |
![]() |
Fonte: Acervo pessoal |
03 - Dando um rolê na terra do Padre Cícero
A minha estadia em Juazeiro do Norte durou dois dias, então tinha sim maior oportunidade de conhecer a cidade. E vim a esse local maravilhoso justamente no período da Romaria, em que muitos fieis católicos e devotos do Pe. Cícero se instalaram no município para a procissão de fé (lembrando que sou católico também, só para constar 😊).
Ao chegar ao município, fui ao Cariri Garden Shopping, que possuía uma vasta opção de lojas, alimentação e também estava tendo uma exposição de animais pré-históricos. Bacana isso.
Além disso, almocei no local, já que o ônibus chegou atrasado, devido ao problema de ar-condicionado. Particularmente, não gosto muito de atrasos, mas até que achei bom, afinal estava muito cansado, e queria fazer o check-in o quanto antes. Fiz a refeição no HNT, que se parece muito com a Estadunidense KFC. E o almoço tinha o preço de R$18,00 por pessoa, com direito a três pedaços de frango crocante. E como frango é uma das minhas comidas favoritas, esse almoço estava uma delícia, em especial o frango crocante. Pedi três pedaços de filezinho, porque é o meu corte favorito.
Cheguei ao Hotel Encosta do Horto, que era de vista à estátua do Pe. Cícero, fiz o check-in, e imediatamente fui ao quarto. Estava muito cansado, pois a ida não foi tão agradável como eu realmente queria (devido a um problema envolvendo o passageiro que estava no meu lado), e dormi muito bem.
Acordei, fui passear um pouco na cidade, e olha só o que passa por cima por mim, e na capela da Nossa Senhora das Dores: um belíssimo Airbus A320Neo da Azul, matrícula PR-YRO, instantes finais para pouso.
![]() |
Nossa Senhora das Dores abençoando todos que está no Airbus A320Neo, antes do pouso |
Voltei ao hotel, conversei com a minha família, e me preparei para ir à missa, manifestar a minha fé cristã. Como estava em romaria, a igreja estava lotada, a maior parte de romeiros. Voltei ao hotel e fui dormir.
![]() |
Local onde os romeiros se encontram |
No dia seguinte, vamos passear mais um pouco, ir ao centro da cidade, explorar o que Juazeiro tem a mais de oferecer. E, no meu caminho ao Shopping, encontro uma amiga minha do tempo do colégio, fazendo a romaria. Owwnnn 😍😍
Passei tanto que nem vi a hora passar, e já tinha anoitecido. Fui ao Colégio Salesiano São João Bosco (sim, lá tem o Salé também! 😍😍😍😍), assistir à tradicional missa dominical. Os padres salesianos nunca decepcionam ao ministrar as missas. Eles celebram as missas lindas, e que os presentes fixam a atenção nas palavras, homilias, e interagem com os ministrantes. A paróquia Sagrado Coração de Jesus, que está anexa ao colégio, é bastante ampla (para não dizer enorme), mas estava lotada, porque também recebia romeiros.
![]() |
Missa simplesmente linda. E lotada. |
Só uma curiosidade sobre os Colégios Salesianos: grande parte das suas edificações são tombadas, devido aos seus grandes valores históricos para a valorização não só social, como também educacional e também arquitetônica. O Salesiano São José, onde estudei por todo o meu ensino médio e que tenho muito orgulho de ter sido aluno, também possui edifício tombado, devido ao seu riquíssimo valor histórico daqui de Natal. Situação nada distante do Colégio Salesiano São João Bosco, que fica no bairro homônimo em Juazeiro do Norte, denominado de Salesianos. O edifício do colégio também possui a arquitetura que remete a época, e, devido ao valor histórico, é também tombado. O que me deixa feliz é a excelente conservação (resultado de muito cuidado) de que as partes tombadas apresentam, o que, como ex-aluno do Salesiano, me deixa muito feliz em ver esse cuidado todo.
![]() |
Colégio Salesiano São João Bosco, Juazeiro do Norte - CE Fonte: Acervo pessoal |
Antes de encerrar essa parte, a tradição dos municípios interioranos é lotar as suas praças. E, em Juazeiro do Norte, não foi nada diferente. Olha só a beleza da praça cheia de gente (isso em período normal, mas como, infelizmente, estamos em pandemia, devemos, em primeiro lugar, nos cuidar, cuidar de quem amamos e de quem não conhecemos, além de evitarmos aglomerações).
04 - Hora de dar tchau
Sabe qual é a pior parte da viagem? É a parte que iremos voltar à nossa cidade e a nossa rotina. Mas antes de me despedir de Juazeiro do Norte, por que não apreciar o café da manhã tipicamente Cearense? Sinceramente, o estado do Ceará é um dos meus favoritos para viajar, apreciar, curtir. Sair do Ceará, para mim, dá uma pena grande. Sempre quero ficar mais um dia no estado. Mas como preciso voltar à rotina, vou fazer o Check-out do hotel.
O problema foi no momento do Check-out, em que houve um problema para realizá-lo, mas eu já preferi fazê-lo mais cedo, devido ao meu horário do voo da volta, mas mantive-me calmo, e queria resolver a situação.
O problema foi no site de reserva, em que havia algum erro no processamento da reserva, e tive que apresentar o meu e-mail com o comprovante. Felizmente, o proprietário do hotel veio a tempo, entrou em contato com os responsáveis do site, para comprovar que realmente houve erro por parte deles, e se realmente houve débito, e, finalmente, tudo comprovado e resolvido. A parte dos funcionários pedirem desculpas a mim. Só o fato de me pedirem desculpas deixou-me mais feliz com a viagem e com a estadia nesse hotel, além da educação e dedicação aos seus hóspedes. A equipe do Hotel Encosta do Horto está de parabéns, pelo serviço, recepção e resolução de problemas.
Apesar dos problemas, ainda faltavam duas horas e meia para o voo, o que era um bom tempo. Chamei o motorista de aplicativos para ir ao aeroporto. Cheguei às 09h00, e iria esperar duas horas para o voo para Recife.
Mas por que não para ir diretamente à Natal? Motivo: o Hub da Azul é em Recife, e é lá que se concentra grande parte dos voos que têm como origem e destino aeroportos do Nordeste. Resumindo. Quase todos os voos que saem e chegam aos municípios do Nordeste passam por Recife, e lá, os passageiros fazem conexão para prosseguir ao destino.
Assim que cheguei ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, fui direto à sala de embarque, passando pela segurança. Retirei tudo o que tinha na mochila, para que passasse no Scanner. Procedimento padrão de segurança, necessário e obrigatório.
Mas deixa-me contar uma coisa: fui "abordado" uma vez, em Salvador, porque na minha mochila tinha um garfo que era da minha namorada, e o Scanner acusou. Como tinha esquecido de tirá-lo antes da viagem (e nem percebi que tinha isso na mochila 😅🙀), fui solicitado a descartá-lo, e foi isso que fiz.
10h25min: inicia-se o embarque para o Voo AD2443. A aeronave vinha de Recife, e era um ATR 72-600, matrícula PR-AKJ, conhecido como Azul Valente (gosto muito dos nomes que a Azul dá às suas aeronaves...). Um turboélice tão velho, mas tão antiquado, que foi fabricado em NOV/2016 (lembre-se que a idade das aeronaves não se mede em tempo de fabricação, mas o número de pousos e decolagem feitos). Bem velhinho esse ATR, não?

Tudo pronto para embarque

O Azul Valente irá me levar até Recife. Lá atrás, está a escada.

Dentro da aeronave, fui sentado na poltrona 7A. Gosto de viajar próximo ao motor.



Brincadeiras a parte, nem todo turboélice é velho, antiquado. Tanto é que a série 600 do ATR-72 fez seu primeiro voo, no mundo, em 2007. Esse modelo de aeronave é bastante eficaz para rotas curtas, de baixa densidade e, em especial, para aeroportos com infraestrutura simples, o que é excelente para as operações da Azul. E isso ajuda bastante na excelente capilaridade de rotas, atendendo assim um excelente número de destinos. Além disso, esse ATR é configurado para 70 assentos, e possui a própria escadaria incorporada na aeronave, o que torna a operação excelente para pequenos aeroportos.
Essa escada é integrada à porta da aeronave, o que permite que o embarque seja realizado em quaisquer aeroportos, desde os mais simples, até os considerados hubs.
Embarque feito, e o voo estava bastante lotado. Às 11h05, o taxi foi iniciado e, logo após, a decolagem. Como o ATR é apropriado para aeroportos simples, e que não precisa de tanta pista para decolar, ele já entra em voo rapidamente, mas faz a subida suave. Como ele voa ligeiramente acima das nuvens, o ATR fica mais sujeito às turbulências. Mas fiquemos tranquilos, afinal turbulência NÃO DERRUBA AVIÃO!
![]() |
Como fui o último a embarcar, deu para ver a lotação total do voo. |
![]() |
Por ser turboélice, o ATR 72-600 voa mais baixo que as aeronaves maiores, e são mais sujeitos às turbulências. Mas isso não compromete em nada a segurança do voo. |
E a comida, teve? Claro que sim! Eram aqueles snacks que a Azul distribui aos passageiros. Nesse voo, tinham: Bolinho, Polvilho, Cookies, Balinhas em forma de avião, Batata chips. E o melhor: podia pedir a vontade. Bebida? Coca-cola, suco em garrafa e água em copo. Queria só o suco e a água, mas a tripulação insistiu em me dar a coca também, que acabei aceitando.
![]() |
Olha o banquete! Servidos? |
E o aviãozinho, é para comer ou para brincar? Tanto faz...
![]() |
Vamos brincar com o aviãozinho? |
E o espaço interno na aeronave? Nossa, era bom. Como tenho 1m67cm, me senti confortável. Olha só o espaço. Deu para mim e para a minha mochila numa boa. Fora a tripulação da Azul, que, sem comentários... profissional, atenciosa e que atendeu todas as expectativas. Não é a toa que a Azul foi eleita a melhor linha aérea do mundo.
![]() |
Nesse espaço couberam eu e a minha mochila. |
12h30min. Pouso em Recife, hora de esperar o próximo voo para Natal.
![]() |
Pousando em Recife |
Mal cheguei e teve o Airbus A320Neo da Azul me recebendo. Olha esse Airbus A320Neo da Azul. Lindo ele, não?
![]() |
Primeira vez que chego por perto do Airbus A320Neo. Olha só como ele é lindo. |
![]() |
Ali está o belíssimo A320Neo |
![]() |
Um dos motores do Airbus A320Neo da Azul. Olha o tamanho do motor CFM Leap 1-A |
Cheguei ao terminal aeroportuário e me acomodei. Vi que havia duas filas, uma para Mossoró (sim, a Azul também opera em Mossoró). No entanto, a aeronave que iria levar os passageiros para Mossoró ainda não tinha sido liberada da manutenção, com isso o voo teve que ser cancelado.
O que era ruim, podia ficar pior: o voo para Natal, previsto para sair às 14h30min, simplesmente saiu do painel no aeroporto. Mas calma.... Não vamos nos aperrear. Vai ter o Voo para Natal sim. E teve!
Sabe o que aconteceu? O voo Campina Grande X Recife saiu atrasado, e impactou no voo para Natal. Às 15h45min foi iniciado o embarque remoto, em que um ônibus (Busscar Urbanuss Pluss Low entry) nos levou até a aeronave.
![]() |
Busscar que fez o embarque remoto. Fonte: Acervo pessoal |
Havia ali um outro turboélice ATR 72-600, dessa vez possuía a matrícula PR-AQB, ou "Azul, Blanc Et Rouge", fabricado em NOV/2012 (mais novo que os 60 ônibus da Transportes Guanabara entregues nesse ano). Faria então o Voo Azul AD2502.
![]() |
Esse é o ATR que vai levar até Natal. |
![]() |
Escada que faz parte do corpo do ATR |
![]() |
Tudo pronto para embarque |
O "Azul, Blank Et Rouge" taxiou na pista e, tal como o "Azul Valente", fez aquela belíssima decolagem, saindo da pista de Recife, rumo à Natal. Vejam aí como é Recife vista em cima, logo após o avião ganhar altura. Lindo cenário!
![]() | ||
Taxiando em Recife
|
![]() |
Que linda é Recife, vista por cima! Fonte: Acervo pessoal |
Em nenhum dos dois voos que tive ocorreram problemas relacionados à turbulência. O tempo estava maravilhoso, claro, aquele "céu de brigadeiro", como os pilotos falam tanto. Enfim, estava do jeito que a tripulação gosta. Tudo limpo.
![]() |
O ATR 72 voa baixo, um pouco acima das camadas de nuvem. Nesse dia, o ceu estava maravilhoso. |
Teve aqueles snacks que a Azul oferece em seus voos? Claro que sim. E era a vontade. Se quisesse mais, bastava pedir. Olha só o banquete no voo que me levou de volta para Natal.
![]() |
Banquete da Azul |
Gente, voltei a ser criança nesse voo... Ainda brinquei com as gominhas de aviãozinhos...
![]() |
Brincando de aviãozinho |
O voo entre Recife e Natal foi rápido. Em menos de 30 minutos no ar, o ATR começou a descer, bem suave, parecia uma leve brisa. Logo após o pouso, arrisquei ainda pedir para visitar a cabine de comando, mas como a aeronave atrasou, então fiquei um pouco preocupado (e pedi desculpa aos comissários, antes da resposta, porque eu iria atrasar, e por aí vai. Nem esperava pela resposta, mas fiquei sem graça mesmo 😳😳😳).
![]() |
Touch down no aeroporto de Natal. |
Antes de sair da aeronave (já cheguei a pensar em sair), os comissários perguntaram o porquê estava preocupado, e falei que "me perdoem pelo meu pedido, mas vocês saíram atrasados. Não quero atrasar mais um minuto, já que precisam fazer os procedimentos para o próximo voo. Acho que incomodei o suficiente". Eles me pediram calma e que eu não me preocupasse com isso, e me pediram que eu fosse até a cabine de comando, já que o comandante do voo já tinha autorizado, mas eu estava constrangido por ter eu feito isso. E eles "não se sinta constrangido com isso".
Criei coragem e fui até a cabine. Ao chegar, os pilotos me receberam super bem, mas confessei que estava preocupado com o fato de estar atrasando. O comandante pediu que eu não me preocupasse com isso, já que a aeronave iria ficar um tempo considerável na pista e pediu também que eu ficasse a vontade. Recebi até o cap do piloto na cabeça, para posar. Sem comentários, de tão incrível que foi. Finalmente conheci a moderna e colorida cabine do ATR 72-600 😍😍😍😍.
O painel não tinha reloginho nenhum. Era tudo tela LCD, parecia o painel do Airbus mais novos. Tudo moderno, colorido. Um espetáculo.
![]() |
Ainda ganhei a visita na cabine de comando do ATR 72-600. Ela só é possível após a autorização do comandante do voo. Fonte: Acervo pessoal |
Saí, e tinha outra tripulação esperando a finalização dos procedimentos. Ainda envergonhado, pedi perdão aos pilotos que iriam assumir a aeronave, mas eles pediram que eu relaxasse, já que iria demorar um pouco para decolar.
Uma dica para entrar na cabine de comando: como a autoridade máxima da aeronave é o comandante, é ele que decide como será o procedimento de segurança das aeronaves, seguindo todos os protocolos de segurança internacional. Se quiser entrar na cabine (quase sempre é possível), sempre peça ao comissário logo após a maioria dos passageiros desembarcarem, para não tumultuar, e então pedirão autorização ao comandante. Se o comandante autorizar, aproveite! Mas dentro dos limites da responsabilidade e moderação. Se puder abusar, abuse só na educação e gentileza.
Mas só vá se, realmente, TODOS OS MOTORES ESTAREM DESLIGADOS, para a maior segurança. As vezes, a visita pode ser mais demorada, pois a tripulação quer criar algum vínculo de amizade com o cliente e, inclusive, o comandante até mesmo pode pedir que você aperte um ou outro botão, tocar no manche (ou side-stick, se for Airbus).
E isso aconteceu comigo, em um Airbus A320 da Latam. Nem pedi, e o piloto pediu que eu apertasse um botão que desligasse o sistema de umidificação, que fica ligado apenas antes da decolagem, ou logo após o pouso. As vezes, a tripulação chega a pedir que saia na foto com o cliente. Se pedirem, nem pense duas vezes. Convide-os! 😄😄
Mas aí um conselho: JAMAIS TOQUE NOS COPONENTES DA CABINE DE COMANDO SEM QUE O COMANDANTE AUTORIZE! É muito raro o comandante pedir que você opere, sem que você peça a ele. Só o fato de ele ter pedido a você, ele já está autorizando, e ele apontará o dedo em que botão pode ser apertado (só aperte nele, e uma única vez), por exemplo. E isso é por medida de segurança operacional. Mas, se quiser tocar no manche (ou segurar), sempre peça autorização à autoridade máxima do voo.
Mas enfim... Se a diferença de preço entre ônibus e avião não for tão considerável, nem adianta pensar duas vezes. Prefira viajar de avião. Não só porque voar é muito mais seguro que pegar a estrada, como também o voo é muito mais rápido. Porque, vejamos: Entre Recife e Natal, de ônibus, demora um pouco mais de 4 horas. Já o voo, a aeronave mal passa 30 minutos no ar (entre o pouso e decolagem), além, de claro, o passageiro passar por todo o processo de segurança antes de embarcar.
![]() |
Que voo foi esse!? Cheguei, Natal! |
![]() |
Ser recebido pelo B777 da Lufthansa Cargo... |
05 - Considerações finais
A ida pela Gontijo poderia ter sido mais agravável, se não fosse aquele problema que envolveu um passageiro. Mas são problemas bem pontuais, e envolve mais azar ou sorte. Poderia ter tida a sorte se o assento ao meu lado estivesse sem ninguém, mas como ele é cliente também, então... Nota 7,8 para a Gontijo!
A estadia em Juazeiro do Norte, no hotel Encosta do Horto, foi agradável. O Hotel tinha uma piscina boa, com boa profundidade, para que eu pudesse me refrescar bem. Além disso, seu café da manhã é típico do local, bem cearense, e deu para sentir o gosto do Ceará. Além disso, o forte da cidade é a fé católica, e vim no período da romaria. As missas, que tinham em vários horários, estavam lotadas de fieis, orando e pedindo intercessão à Nossa Senhora, ao seu filho, Jesus, e ao Padre Cícero. A única ressalva foi no check-out, em que houve o problema. Mas, felizmente, tudo se resolveu bem, e a equipe do Hotel foi bastante prestativa. Nota 9,5 para o Hotel e 10 para o Juazeiro do Norte.
Já a volta, foi pela melhor companhia aérea do mundo, que é a Azul Linhas Aéreas. Não preciso comentar mais nada, pois falei tudo lá acima. Simplesmente foi impecável o serviço, exceto o atraso do voo para Natal, mas atraso que vou perdoar. Fora a tripulação, que, como sempre, bastante incrível e atenciosa. E ainda ganhei a visita na cabine de comando no ATR 72. Põe nota 10 para a Azul, porque ela merece!
Bem, é isso. E muito obrigado por ter chegado até aqui. Espero que tenham gostado desse relato da viagem. E, se Deus quiser, irei falar de mais uma viagem que fiz. 😊
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É reservado o direito de selecionar comentários.