Um quadro de muito sucesso em um canal do Youtube, Rotas do Brasil, mostra os ônibus que possuem características diferentes, ou operam em situações bastante especiais. Esse quadro se chama "Ônibus não é tudo igual", e baseando nesse sucesso, nós vamos mostrar que aqui no Rio Grande do Norte, há situações bem específicas. Bem, aqui começa o nosso primeiro "Ônibus não é tudo igual".
O nosso primeiro "ônibus não é tudo igual" fará uma viagem no tempo, mais precisamente em 2003, quando a Trampolim da Vitória, por iniciativa própria, adquire uma única unidade do veículo que marcou a década: se tratava do Marcopolo Andare Class, equipado com Mercedes-Benz OF1721 E-II, matrícula 201, de uma frota que, na época, veículos equipados com mecânica Mercedes-Benz ainda dominava na empresa.Mas peraí... É um veículo Marcopolo, Mercedes-Benz OF1721. A Trampolim, na época, teve uma quantidade considerável de veículos dessa encarroçadora e com essa mecânica. Mas o que esse aí tem de diferente sobre os demais.
O primeiro detalhe é que ele é para aplicações rodoviárias, afinal o Andare Class é muito utilizado para transporte rodoviário de curta e média distância, além de excursões. O segundo detalhe é que ele possui ar-condicionado e equipado com Mercedes-Benz, sendo único nessa configuração até 2008, quando foi desativado. Lembrando que a Trampolim teve mais três veículos com ar-condicionado, todos esses na configuração urbana (208 e 230) ou semi-urbana (209), equipados com a mecânica Volksbus 16.210 OD.
Sem mais delongas, olha como ele foi:
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Fonte: UNIBUS RN |
O então 201 operou na Trampolim da Vitória entre os anos 2003 e 2008, nas seguintes linhas:
- Entre 2003 e Setembro de 2007: Linha B (Parnamirim / Ribeira via Alecrim);
- Entre Setembro de 2007 e Março de 2008: Linha A (Parnamirim / Praça Pedro Velho via Aeroporto). Só lembrando que o Aeroporto Augusto Severo deixou de operar em 2014.
- Entre Março de 2008 e Junho de 2008: Linha B (Parnamirim / Ribeira via Alecrim);
- Entre Junho de 2008 até a sua desativação: Linha M (Macaíba / Midway Mal via BR-101).
Por mais que possuísse mecânica Mercedes-Benz OF1721, e, consequentemente fosse mais eficiente que os demais veículos com ar-condicionado da Trampolim (os outros três eram equipados com o fraco Volkswagen 16.210 OD), o custo de operação era superior, por se tratar de um veículo rodoviário, mesmo que, aos finais de semana, operasse para finalidades turísticas.
No final de 2008, foi desligado da frota, sendo vendido para empresas de excursão e fretamento no estado do Ceará, passando por Transcetur, Aquiraz Tur e Itaitur (agradeço ao Josenilson Rodrigues por tirar essa minha dúvida, ao responder meus comentários nas fotos desse veículo no Ônibus Brasil). Infelizmente, não há informações recentes sobre esse veículo, que marcou história na Trampolim da Vitória.
O último registro desse veículo foi realizado em Agosto de 2015, conforme imagem abaixo:
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Fonte: Nildo Barroso / Ônibus Brasil |
Seu substituto é um veículo também único na frota, embora a combinação carroceria X chassi seja, atualmente, bastante presente na Trampolim: Caio Apache Vip II, equipado com Volkswagen 17.230 EOD.
O segundo 201
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Autoria: João Maria Gomes / Flogme Ônibus de Natal Imagem recuperada |
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Autoria: Heitor Bezerra / Ônibus Brasil |
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Autoria: Heitor Bezerra Imagem recuperada |
Autoria: Heitor Bezerra |
O terceiro 201
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Autoria: Heitor Bezerra / Ônibus Brasil |
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