domingo, 3 de janeiro de 2021

Ônibus não é tudo igual: A saga do 201 na Trampolim da Vitória

 Um quadro de muito sucesso em um canal do Youtube, Rotas do Brasil, mostra os ônibus que possuem características diferentes, ou operam em situações bastante especiais. Esse quadro se chama "Ônibus não é tudo igual", e baseando nesse sucesso, nós vamos mostrar que aqui no Rio Grande do Norte, há situações bem específicas. Bem, aqui começa o nosso primeiro "Ônibus não é tudo igual".

O nosso primeiro "ônibus não é tudo igual" fará uma viagem no tempo, mais precisamente em 2003, quando a Trampolim da Vitória, por iniciativa própria, adquire uma única unidade do veículo que marcou a década: se tratava do Marcopolo Andare Class, equipado com Mercedes-Benz OF1721 E-II, matrícula 201, de uma frota que, na época, veículos equipados com mecânica Mercedes-Benz ainda dominava na empresa.

Mas peraí... É um veículo Marcopolo, Mercedes-Benz OF1721. A Trampolim, na época, teve uma quantidade considerável de veículos dessa encarroçadora e com essa mecânica. Mas o que esse aí tem de diferente sobre os demais.

O primeiro detalhe é que ele é para aplicações rodoviárias, afinal o Andare Class é muito utilizado para transporte rodoviário de curta e média distância, além de excursões. O segundo detalhe é que ele possui ar-condicionado e equipado com Mercedes-Benz, sendo único nessa configuração até 2008, quando foi desativado. Lembrando que a Trampolim teve mais três veículos com ar-condicionado, todos esses na configuração urbana (208 e 230) ou semi-urbana (209), equipados com a mecânica Volksbus 16.210 OD.

Sem mais delongas, olha como ele foi:

Fonte: UNIBUS RN

O então 201 operou na Trampolim da Vitória entre os anos 2003 e 2008, nas seguintes linhas:

  • Entre 2003 e Setembro de 2007: Linha B (Parnamirim / Ribeira via Alecrim);
  • Entre Setembro de 2007 e Março de 2008: Linha A (Parnamirim / Praça Pedro Velho via Aeroporto). Só lembrando que o Aeroporto Augusto Severo deixou de operar em 2014.
  • Entre Março de 2008 e Junho de 2008: Linha B (Parnamirim / Ribeira via Alecrim);
  • Entre Junho de 2008 até a sua desativação: Linha M (Macaíba / Midway Mal via BR-101).

Por mais que possuísse mecânica Mercedes-Benz OF1721, e, consequentemente fosse mais eficiente que os demais veículos com ar-condicionado da Trampolim (os outros três eram equipados com o fraco Volkswagen 16.210 OD), o custo de operação era superior, por se tratar de um veículo rodoviário, mesmo que, aos finais de semana, operasse para finalidades turísticas.

No final de 2008, foi desligado da frota, sendo vendido para empresas de excursão e fretamento no estado do Ceará, passando por Transcetur, Aquiraz Tur e Itaitur (agradeço ao Josenilson Rodrigues por tirar essa minha dúvida, ao responder meus comentários nas fotos desse veículo no Ônibus Brasil). Infelizmente, não há informações recentes sobre esse veículo, que marcou história na Trampolim da Vitória.

O último registro desse veículo foi realizado em Agosto de 2015, conforme imagem abaixo:

Fonte: Nildo Barroso / Ônibus Brasil

Seu substituto é um veículo também único na frota, embora a combinação carroceria X chassi seja, atualmente, bastante presente na Trampolim: Caio Apache Vip II, equipado com Volkswagen 17.230 EOD.

O segundo 201

O segundo 201, que substituiu o Andare Class, possuía a mesma combinação de chassi e carroceria dos outros 4 veículos que foram adquiridos 0km: todos Caio Apache Vip II, Volkswagen 17.230 EOD.

Entretanto, apenas um único era diferente dos demais: além de possuir elevador para acessibilidade, era o menor dos outros 4 (já que os 203/901, 205/902, 224/903 e 278/904 eram alongados). Ainda assim, destacava-se pelo tamanho e posição da porta, já que, até 2018, era o único com a porta no meio (até a chegada dos veículos 020, 120 e 121, todos Neobus Spectrum City Mercedes-Benz OF1418). Para a mecânica, ele era pequeno demais, mas aparentava potência, já que ele é o veículo, considerando peso X potência, é o veículo que melhor desenvolve da empresa.

Autoria: João Maria Gomes / Flogme Ônibus de Natal
Imagem recuperada

Inicialmente, foi fixo na então linha A (Parnamirim / Praça Pedro Velho via Aeroporto) até 2009, quando foi para a linha P (Parnamirim / Frasqueião via Ponta Negra).

Autoria: Heitor Bezerra / Ônibus Brasil


Logo após, foi alternar entre as linha M (Macaíba / Midway Mall via BR-101) e G (Macaíba / Cidade Alta via BR-226). Nesse ano, foi rematriculado para 900, atendendo aos novos padrões de matrícula da empresa, após ter as ações adquiridas pelas operadoras pernambucanas Itamaracá e Cidade Alta.

Em 2011, após a chegada de 20 Comil Svelto 2008, todos com a então tecnologia V-Tronic, o atual 900 virou fixo na linha C (Parnamirim / Mirassol).
Autoria: Heitor Bezerra
Imagem recuperada

Atualmente, ele permanece na Trampolim da Vitória, operando a linha I (Macaíba / Partage Norte Shopping via SGA), ainda sem previsão de ser desativado.
Heitor Bezerra
Autoria: Heitor Bezerra


O terceiro 201

O terceiro 201 é também Caio Apache Vip II, Volkswagen 17.230 EOD, mas dessa vez não possui nenhuma característica que diferencie dos demais veículos da frota, haja vista que ele possui as mesmas características dos 10 veículos que vieram no respectivo lote de aquisição de 2012: todos esses possuíam a tecnologia V-Tronic, tinham itinerário eletrônico auxiliar na frente, possuíam 3 portas (a do meio destinada aos portadores de necessidades especiais).

Mas se ele é igual dos demais 9, por que então citá-lo? Justamente pela matrícula, que foi ocupada por veículos únicos da Trampolim da Vitória, mas dessa vez por ter sido veículo de 2012. Por isso, esse  201, mesmo não sendo especial, merece uma menção honrosa.

Inicialmente, operou a linha P (Parnamirim / Frasqueirão via Ponta Negra) até 2017, quando passou operar a linha B (Parnamirim / Natal via Ribeira) até 2019, embora vezes ou outras aparecia em outras linhas, como a novata V (B. Colinas / Mirassol).

Atualmente, opera a linha M (Macaíba / Midway Mall via BR-101), e tal como o seu antecessor direto, também vai ficar mais algum tempo na operadora.
Autoria: Heitor Bezerra / Ônibus Brasil

Bem, é isso. E aqui se encerra o "Ônibus não é tudo igual" e espero que tenham gostado. Até a próxima, se Deus permitir, e muito obrigado por ter lido o texto até o final. 😄😀😉😊

ATUALIZAÇÃO: O novo texto desse mesmo ônibus pode ser conferido aqui: https://cnbus1.blogspot.com/2022/12/onibus-nao-e-tudo-igual-201-da.html

ATUALIZAÇÃO 02: O veículo em questão encontra-se a venda, conforme este anúncio publicado no OLX.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

É reservado o direito de selecionar comentários.