Também baseado no quadro de sucesso do canal do Youtube "Rotas do Brasil", iremos contar uma história de um dos veículos que sofreu alguma ocorrência, como abandono, degradação, incêndio ou até mesmo grave acidente, tornando o veículo, por algum tempo, inutilizado, transformando em uma aparente sucata. Mas que graças à equipe de manutenção da operadora, houve a restauração do veículo, pondo-o em condições plenas de operar novamente. Com isso, inicia-se aqui o nosso "Do Lixo ao Luxo", em que iremos contar a história de um dos veículos que foi recuperado após sofrer danos, muitas vezes quase irreparáveis, mas que esta aí, firme e forte, operando e transportando passageiros.
O objetivo
Assim como no canal "Rotas do Brasil", o quadro "Do Lixo ao Luxo" não tem qualquer intenção de denegrir a imagem da empresa operadora, e sim tem como objetivo enaltecer (e reconhecer) o setor de manutenção, que cuida da frota, colocando os veículos em condições satisfatória de operação, além de realizar reformas para fins estéticos ou funcionais, até mesmo realizar trabalhos incríveis de recuperação da frota.
Nesse caso em especial, iremos mostrar o bom trabalho da manutenção, que recuperou um dos veículos que sofreu incêndio criminoso, e colocou em condições plenas de operação, após um longo e trabalhoso processo de reforma.
O veículo
O 820 da Trampolim da Vitória é um Caio Apache S22, equipado com a plataforma Volkswagen 17.230 EOD. Ele iniciou suas operações na operadora em Agosto de 2016. Antes de chegar à Trampolim, ele foi adquirido novo pela Itamaracá Transportes em 2008, ocupando inicialmente a matrícula 580, conforme é mostrado abaixo.
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Fonte: Samuel Júnior / Ônibus Brasil |
Algum tempo depois, recebeu a matrícula 1.580, ficando pouco tempo com a nova matrícula, até ser desativado e ser enviado à Trampolim da Vitória, uma das operadoras do grupo em meados de 2016.
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Fonte: Jonathan Silva / Ônibus Brasil |
Por alguns meses, operou na Trampolim da Vitória normalmente, ocupando diversas linhas de alta densidade, como a V (Bosque das Colinas / Mirassol), A (Parnamirim / Petrópolis) e até mesmo na B (Parnamirim / Ribeira via Alecrim), até a ocorrência do ato criminoso, em que boa parte da estrutura foi destruída, mas que não inviabilizou a posterior reforma de restauração.
A ocorrência
Noite de domingo no dia 04 de Dezembro de 2016. O veículo em questão, de matrícula 820, estava voltando para o terminal, em Rosa dos Ventos, quando criminosos ligados ás facções criminosas ordenaram a parada do veículo, e descida de todos os passageiros. Tiros ao veículo também foram disparados, e logo após ele foi incendiado, destruindo-o quase que completamente.
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Fonte: G1 RN |
Além desse veículo, nesse dia outros veículos, de diversas operadoras, também foram incendiados. A motivação dessa sequencia de crimes foi o protesto contra a instalação de bloqueadores de sinais em presídios no estado, cuja intenção é evitar que apenados, muitos deles líderes de facções, possam enviar ordens diretamente da cadeia. Mesmo assim, e atualmente, os bloqueadores de sinais estão em plena operação em presídios. Além disso, os autores de delitos foram presos, com adolescentes sendo apreendidos, fora a retirada de circulação de diversos artefatos para a realização de crimes.
Para que a situação pudesse ser controlada, militares também foram enviados ao RN, para que a ordem possa ser reestabelecida, e assim esses ataques pararam de acontecer. Apesar disso, somente em 2016, houve dois atentados contra a população potiguar, com a iniciativa vindo de criminosos ligados às facções.
Além dos ônibus, instituições públicas também foram atacados, como delegacias, batalhões de polícia, entre outros.
Voltando ao veículo: os danos foram tão extensos, que reduziu fortemente qualquer possibilidade de recuperação, sendo esse um forte candidato para virar sucata. Mas, felizmente, não virou. O veículo foi sim recuperado, logo após passar por uma reforma generosa.
A recuperação
Pelas fotos e vídeos do ataque, amplamente difundido nas redes sociais, aparentemente o 820 seria irrecuperável, logo poderia virar sucata. Seria, se não fosse o ótimo trabalho da equipe de manutenção da Trampolim da Vitória, que o reformou completamente.
Além disso, o veículo passou por uma grande reforma, recebendo novas peças, para que pudesse ser colocado em operação novamente. E deu certo! O fato da operadora ter muitos veículos de configuração de chassi idênticos ajudou bastante no sucesso da grande reforma do veículo, afinal se tratava de um Volkswagen 17.230 EOD, e a Trampolim tinha bastante veículos desse chassi.
Em meados de Janeiro de 2017, ele estava novamente nas ruas da Grande Natal, sem que houvesse resquícios daquele triste dia. O primeiro registro após a recuperação foi este, no final desse mês. Confiram o ótimo trabalho de recuperação que a operadora fez nesse veículo.
Situação atual
Atualmente, o veículo permanece na Trampolim da Vitória. Apesar de alguns veículos dessa carroceria foram desligados da frota (como os 816, 819 e 827, esses equipados com Mercedes-Benz OF1722M), o 820 continua operando, sem que haja alguma previsão de ser desligado. Inclusive recebeu o novo emplacamento, como podem ver na imagem abaixo.
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Situação atual do 820. Ainda continua operando firme e forte Fonte: Heitor Bezerra / Ônibus Brasil |
Ainda assim, sobreviveu àquele fato triste e lamentável, e também contou com a equipe de manutenção da Trampolim da Vitória, para que além de poder operar por mais alguns anos, independentemente de quem o adquira após ser desligado da frota.
Com isso, posso concluir que uma boa manutenção (ou um bom trabalho de restauração da frota) faz toda a diferença para o veículo. E esse 820 é a prova disso tudo. Ele poderia virar sucata, mas devido ao ótimo trabalho e cuidado, é sim um dos melhores veículos da operadora (e um dos mais bem cuidado), mesmo após o ataque. E isso é o verdadeiro significado de Luxo. Portanto, desejo aqui vida longa ao 820, e que continue operando por muito mais tempo!
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