sábado, 23 de janeiro de 2021

Do luxo ao lixo: O 230 da Trampolim da Vitória

 Mais uma vez, venho me basear no grande sucesso do canal no Youtube intitulado de "Rotas do Brasil", em que este quadro, o "Do luxo ao lixo" mostra veículos que fizeram história no transporte de passageiros, mas infelizmente, por um ou outro motivo, pararam de operar, por mais lamentável motivo fosse. E, nesse caso, vamos para a história do antigo veículo da Trampolim da Vitória, que encerrou suas operações de uma forma triste, mas que encantou gerações e busólogos. Trata-se do antigo 230, um Comil Svelto 2000.

Como era o antigo 230 da Trampolim da Vitória?

Em 2004, a Trampolim da Vitória tinha uma quantidade considerável de Comil Svelto 2000, todos eles equipados com o chassi Volkswagen. Inclusive esse 230, placa MOT0043, que inicialmente seria igual aos demais, se não fosse por dois detalhes: tinha ar-condicionado, e também possuía a bancada da Busscar. Ele pertenceu à operadora Marcos da Silva, e tinha sido adquirido pela antiga operadora em 2001. Foi equipado com o problemático chassi Volkswagen 16.210 CO Euro II, e além de ter desempenho sofrível em ladeiras, também apresentava elevado consumo de combustível. Enfim, bem problemático.

Tá, o chassi era um problema, mas o veículo? Era incrível em tudo. Até 2006, os condutores utilizavam gravata, o que dava um toque de luxo nas viagens. O ar-condicionado era estável, e oferecia algum conforto, além das bancadas, que podiam se transformar em uma cama de 180 graus, claro, se ele estivesse vazio. Mas não conseguia superar o poderoso 201, que além de ter a mecânica mais robusta, era mais econômico, apesar da carroceria, que era mais pesada.

O veículo foi desligado da Trampolim da Vitória em meados de 2010, e incorporado na frota da Ouro Turismo, em Pernambuco, permanecendo na operadora até Junho de 2015.

Sem mais delongas, por que não apreciar (e matar saudades desse veículo)? Se quiserem souber mais quem ele era, confira no UNIBUS RN a história desse veículo, clicando aqui. Lembrando que todas as imagens foram extraídas do portal UNIBUS RN, com autoria de Acervo Trampolim da Vitória; Thiago Martins e João Maria Gomes.

Fonte: Acervo Trampolim da Vitória / UNIBUS RN

Fonte: Thiago Martins / UNIBUS RN

Fonte: João Maria Gomes / UNIBUS RN


O que realmente aconteceu?

Em Junho de 2015, houve uma série de atentados na Região Metropolitana de Recife, Pernambuco, em que vários ônibus, delegacias, sedes de administração pública foram atacados por criminosos ligados às facções, cuja ordem vinha dos presídios. Entre as vítimas, está o ex-230 da Trampolim da Vitória, que pertencia na época à Ouro Turismo. Vejam só como ele ficou:

Fonte: Grupo "Busologia Natalense", do Facebook

Por causa dos danos causados pelo incêndio, e também pela custo de peças compatíveis ao veículo no mercado, infelizmente esse veículo tornou-se irrecuperável, transformando-se em sucata.

Com isso, encerra-se a triste história do antigo 230 da Trampolim da Vitória, veículo que encantava os passageiros, busólogos, ou até mesmo para quem o via, mas que, infelizmente, teve a história abruptamente encerrada por um atentado criminoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É reservado o direito de selecionar comentários.