quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

#TBT CNBUS: Trampolim da Vitória realiza a maior compra de ônibus da sua história

 Estive na UFRN, realizando as minhas atividades de estudo, quando recebo o telefonema do então gerente de operações da Trampolim da Vitória, pedindo que eu fosse para a garagem. O motivo: vocês vão acompanhar, mas adianto: a história é muito deliciosa.

O título por si só chama muita atenção, mas calma! Ainda estamos no meio da pandemia, e o 2021 mal começou. Então, quando foi mesmo que a Trampolim da Vitória realizou a maior compra da história de ônibus novos? Foi em 2011. Todos eles encarroçados pela Comil, modelo Svelto 2008, todos eles Volkswagen 17.230 EOD com tecnologia V-Tronic.

Essa tecnologia foi amplamente testada nas principais operadoras de Natal e Região metropolitana, por meio de um veículo de testes, em 2010, também Comil Svelto 2008 Volkswagen 17.230 EOD V-Tronic, pelas operadoras Cidade das Dunas, Transportes Guanabara, Conceição e, claro, Trampolim da Vitória. Esse veículo específico, que então pertencia à Via Diesel, tinha uma tecnologia que prometia economia de combustível, melhor operação e segurança e também menor desgaste nas peças de transmissão e motor.

E onde está atualmente o veículo de testes da Via Diesel? Atualmente permanece em operação pela Cidade das Dunas, com a matrícula 2010019.

Autoria: Hermínio Barros / Ônibus Brasil


A tecnologia V-Tronic dotava de um câmbio automatizado, em que as trocas de marcha eram feitas pelo próprio sistema, e não diretamente pelo motorista. Isso permitia que o motorista utilizasse as duas mãos no volante durante o tempo todo.

Mas até aí, tudo bem. E o que isso tem a ver com a maior compra da história da Trampolim da Vitória? Tudo! Ela não comprou apenas um lote de 2 ou 5 veículos nessa configuração. Foram "somente" 20 VEÍCULOS nessa configuração, sendo assim a maior compra e maior renovação de frota da história.

E o que eles diferenciavam do veículo de testes da Via Diesel? É que os veículos comprados pela Trampolim da Vitória são alongados, tendo em média 13,2 metros de entre eixos, diferentemente do veículo de testes, que tinha tamanho padrão.

Bem, após receber o convite pelo então gerente de operações da Trampolim da Vitória via telefone (e claro que aceitei), fui à garagem e me deliciar com essa novidade que tinha acabado de chegar. Vamos lá, ver? 

Todas as fotos são de minha autoria, e também foram todas recuperadas. Não esperam muito pela qualidade, pois não está lá essas coisas todas, mas o que realmente importa é o sentimento contido na foto. Para os "reclamões" de plantão, ou àqueles que gostam de dar um pitaco, deixo essa mensagem, deixada pelo mestre Carlos Gracie "Emprega o maior tempo no aperfeiçoamento a ti mesmo, e nenhum tempo em criticar os outros".













E como estão os veículos atualmente?

Após 10 anos, todos continuam operando, mas nenhum deles possui mais o sistema V-Tronic, já que todos receberam o kit de câmbio manual.

Atualmente, todos estão nas linhas que ligam de Macaíba até Natal, e de São Gonçalo do Amarante até Natal, embora vez ou outra aparecem como veículos de reserva, operando em Parnamirim. Apesar disso, todos eles deixaram de operar regularmente em Parnamirim, após a chegada e operação dos 31 modernos Caio Apache Vip III Volkswagen 17.230 OD Euro V, todos ex-Atalaia.

Ainda assim, não há previsão de deixarem a operadora, e muitos deles ainda mantém o bom estado geral de conservação e boa manutenção geral, além de terem a idade operacional considerável.

Só lembrando: muitas vezes, idade operacional não quer dizer que eles deixaram de servir. Por mais que ele tenha muitos anos operando, se manter uma boa manutenção e boa conservação, o equipamento pode continuar operando normalmente sem alguma intercorrência.

Autoria: Heitor Bezerra

Autoria: Heitor Bezerra

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